Equipes integradas não apenas compartilham um propósito comum, como também ajudam uns aos outros a se desenvolverem em suas áreas de atuação. Mas será que uma equipe precisa ser formada por pessoas da mesma área? Calma, a gente te explica!
As palavras parecem que são sinônimos e, dependendo da aplicação até podem ser, mas, no contexto de integração, vale a pena ressaltarmos as pequenas diferenças. Primeiro, precisamos separar, muito sutilmente, os significados de equipe e grupo. De acordo com a Associação de Ensino Social Profissionalizante – ESPRO, o grupo seria uma formação de “indivíduos ou entidades que colaboram
e interagem regularmente possuindo funções interdependentes… e muitas vezes, possuem uma liderança estabelecida”.
Já numa equipe, “cada participante tem uma função específica, mas essencial, que se alinha e complementa as dos outros membros.” Além disso, a liderança nas equipes, é mais fluída, com responsabilidades compartilhadas.
Na Confiance Medical, os setores comercial e assistência técnica funcionam como uma grande equipe. Cada membro do time possui sua função específica muito complementar a do outro. Como? Quando, por exemplo, um equipamento entra em nossa assistência técnica para reparo e, este equipamento é de um cliente que está negociando uma nova venda, ambos os setores, em maestria, buscam um consenso para a situação do conserto. Muitas das vezes, dependendo da condição do reparo ou da venda, na tomada de decisão, a liderança troca de persona.

E falando em pessoas, o cliente é o grande protagonista dessa história. Com uma equipe integrada e diversa, entregamos um atendimento incomparável! Mais humano, conectado e feito sob medida, que entende e valoriza cada necessidade do cliente de forma única.
É assim que construímos não só soluções, mas também relações de confiança e sucesso.
Por Dayane Gomes e Viviane Nascimento